sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

“Políticas de educação no Distrito Federal para o ano de 2009”


Sexta – feira dia 16 de janeiro de 2009 às 09 hs

Local: promotoria de justiça de defesa da infância e da juventude.

Ponto de vista sobre o encontro com o tema “Políticas de educação no Distrito Federal para o ano de 2009”

De inicio nos deparamos com a desorganização da reunião que tinha um assunto especifico a ser tratado o que não foi repassado aos participantes da mesma, o assunto a ser discutido foi a falta de vagas para os alunos da rede pública (o mal funcionamento do tele matricula, 156). Confirmando para este ano mais de 27 mil alunos que não vão estudar por falta de vagas na rede pública de ensino de todo o DF.

Percebemos nesta reunião o descaso do governo para com a educação, sendo representado pelo assessor do vice governador (era notório o grande desinteresse dele para com a reunião, em suas expressões faciais um tanto quanto irônicas, talvez!), este que não tinha nenhuma informação do que seria tratado na reunião e que dava sempre repostas evasivas fugindo da responsabilidade que o governo do distrito federal tem para com a educação.

Percebemos o desentendimento entre as regionais de ensino, (secretaria de ensino das cidades satélites), conselho tutelar e Ministério Público, criando divergências de informações, assim não resolvendo a problemática da falta de vagas nas escolas públicas do DF.

Entendemos que uns dos grandes desafios dos conselhos tutelares é enfrentar a demanda vinda do crescimento desordenado das cidades satélites, o que antes um conselho dava conta, hoje é necessário mais de um conselho em algumas cidades, o que é o caso da Ceilândia que tem mais de 500 mil habitantes e possui apenas um conselho tutelar.

Outro problema apontado nesta reunião é o crescimento das cidades e a subtração das escolas (havendo várias escolas sendo fechadas no DF), criando um descaso em todo o âmbito educacional.

Obs: O governo tem 3 bilhões para investir em uma nova sede em seu governo, mais não tem verba suficiente para educação, no final, quase todo orçamento destinado a educação acaba tendo outro destino como por exemplo publicidade para governo do gdf.

Foi frisado somente o ensino infantil e fundamental deixando vaga a importância de se aprofundar na questão do ensino médio, foi sugerida uma comissão para discutir a situação do ensino médio (que é deplorável, e as poucas escolas que ainda sobrevivem, estão sucateadas funcionando mal e porcamente e a maioria delas funciona somente um período como por exemplo o Centro Educacional 07 de Ceilândia - Norte).

Encaminhamentos da reunião:

Foi formada uma comissão avaliadora que dará sugestões para a proposta emergencial do governo sobre a falta de vagas para os alunos das escolas públicas, (na qual estamos fazendo parte). No prazo de três dias corridos a partir de hoje, a secretaria de educação vai nos apresentar a proposta, para efetivarmos um plano emergencial antes do retorno das aulas dia 09 de fevereiro, para assim garantir que todos os alunos tenham o direito a educação.

16 de janeiro de 2009 às 17:20

Flaviana e Gilvaneth

ESTAMOS DE OLHO!!!!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se qualquer pessoa pode concorrer ao conselho tutelar? Pois tem uma caditada que,é amante de secretário de governo concorrendo ao conselho de ceilandia, será que realmente há veracidade nesta eleição? Será que uma pessoa com esse perfil tem condições de assumir uma vaga tão importante na sociedade? Ou é apenas interesse individual ou do amante Gilvan Alves?

DAGMA MARCELINA
Nº 0912

Para Conselheira Tutelar de Ceilandia Sul.

Que vergonha, chega de disfarce, não podemos aceitar este tipo de mesmisse em nosso querido país, nem as crianças merecem uma pessoa dessa com conselheira.

Obrigado.

Verifiquem esse fato.