sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Jovens do Rio debatem políticas públicas com candidatos(as) à Prefeitura


Juventude carioca: cara a cara com prefeitáveis


Redação: Fabiana Born e Diego Santos
FONTE: http://www.juventudesulamericanas.org.br/
Qua, 10 de Setembro de 2008

A campanha para a Prefeitura no Rio de Janeiro está a todo vapor e a juventude não está de fora dela. No último dia 2, o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro (FJRJ) e seus parceiros reuniram candidatos(a) a prefeito(a) do município para debaterem e assinarem a Agenda de Políticas Públicas para a Juventude, redigida a partir do Encontro de Galeras realizado em agosto, na Universidade Veiga de Almeida.

Cerca de cem pessoas compareceram ao auditório do Clube de Engenharia, no Centro. Entre elas, estudantes, educadores(as), técnicos e pesquisadores(as). Todos(as) interessados(as) nas pautas da juventude. Alessandro Molon (Partido dos Trabalhadores - PT) e Eduardo Serra (Partido Comunista Brasileiro - PCB) estiveram presentes. Chico Alencar (Partido Socialismo e Liberdade - PSOL) e Jandira Feghali (Partido Comunista do Brasil - PC do B) enviaram vices. O objetivo foi apresentar propostas elaboradas pelo FJRJ aos candidatos, buscando comprometimento com as questões apontadas.

Plataformas de campanha

Ricardo Maranhão, vice de Jandira Feghali, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da participação de jovens em movimentos políticos, lembrando o impeachment de Collor. “A participação da juventude tem embasamento na história”. Vera Nepomuceno, vice de Chico Alencar, complementou, dizendo que se alguém tem poder de mudar, esse alguém é o próprio jovem.


Alessandro Molon ressaltou a atuação do governo federal no reconhecimento do(a) jovem como sujeito de direito e enfatizou que o Estado possui uma dívida com a juventude. A importância das lutas sociais, independentemente do momento eleitoral, e a retomada do papel do poder público foram ressaltadas pelo candidato Eduardo Serra: “Temos que olhar o que a juventude faz e necessita durante todo o tempo, não apenas no período eleitoral”.

O público presente participou e temas como políticas públicas, mortalidade juvenil nas favelas e precariedade dos sistemas de ensino e transporte vieram à tona e os prefeitáveis não hesitaram em suas respostas e proposições. Molon disse que irá ampliar os canais de participação da juventude por meio de uma coordenadoria, visando a horizontalidade na integração de políticas públicas. “A coordenadoria representa a juventude e faz parte da própria juventude. Há uma relação diferente da que existe nas secretarias. As propostas não vêm de cima, vêm do jovem.” Ricardo Maranhão ressaltou a importância de ouvir a sociedade. “A democracia deve ser participativa e não representativa”, frisou o vice de Jandira Feghali.

Eduardo Serra acredita que o combate à desigualdade está ligado à reformulação do sistema de ensino e defende o aumento de verbas para a Educação. Para Vera, reestruturar o sistema de gratuidades é prioridade: “O estudante não pode ser impedido de fazer uma pesquisa ou visitar um Centro Cultural”, disse Vera, referindo-se ao controle de passagens existente no Riocard.

Ao final do debate, os candidatos assinaram a Agenda de Políticas Públicas para a Juventude, ainda que todos, com excessão de Eduardo Serra, tenham indicado a necessidade de algumas ressalvas, que se comprometeram a enviar para o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro. O encontro e a assinatura da agenda representam um passo para que o debate sobre as políticas públicas direcionadas à juventude seja ampliado na cidade do Rio de Janeiro. Como desdobramentos do processo que levou ao encontro com os(as) candidatos(as), o FJRJ e entidades parceiras pretendem criar indicadores que permitam monitorar o cumprimento dos compromissos e ações presentes na plataforma entregue aos(às) candidatos(as).

Leia a Agenda de Políticas Públicas (clique para baixar a plataforma da juventude)

Leia mais sobre o Encontro de galeras e o FJRJ

Clique aqui para visitar o Blog do Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro (FJRJ).





Max Freitas
Promundo/RJ

Nenhum comentário: