Lançamento dia 06/11 (quinta-feira) às 14h no Hotel Golden Park (Rua do Russel, 374 - Glória - Rio de Janeiro/RJ).
CAMPANHA FAVELA: EU SOU DAQUI! – JOVENS PELO FIM DO PRECONCEITO
Esta campanha é fruto de uma parceria entre Promundo e o CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular. Idealizada por um grupo de jovens do Rio de Janeiro – provenientes das instituições Observatório de Favelas, Luta pela Paz, Adolescentro, CEDAPS e Promundo no contexto do Projeto JovEMovimento, desenvolvido no Rio pelo Promundo e em outras duas cidades brasileiras (Ceilândia/DF - Grupo Atitude e Recife/PE - Instituto Papai).
A campanha tem como objetivo "influenciar positivamente a visão preconceituosa que as classes média e alta têm sobre os jovens moradores de favelas", o que inclui todo o discurso de criminalização da pobreza, exclusão social e responsabilização desta população pelas violências e pela insegurança.
Os jovens componentes do grupo, discutiram por meses monitoramento de políticas públicas e, avaliando sobretudo as políticas de segurança, saúde e educação e as violações dos direitos humanos nas favelas, destacaram que as diferentes esferas da gestão pública na realidade reproduzem um sentimento sobretudo das classes média e alta (não exclusivamente, é claro) que é de preconceito, excludente, marginalizante, incluindo a forma como a mídia trata a juventude moradora de favelas. O enfoque da campanha está na leitura de que as políticas são diferentemente distribuídas pela cidade, não só espacial ou geograficamente, mas também quanto a qualidade e quanto a abordagem à população, o maior exemplo disso é a polícia.
Com um tom otimista, leve, positivo, a campanha pretende provocar uma reflexão sobre uma mesma cidade, um mesmo espaço urbano e propõe quebrar a idéia de "morro x asfalto", "favela x cidade", "favelado x sociedade", para o pensamento da inclusão e do pertencimento.
Na primeira fase de construção da campanha, que aconteceu de janeiro a maio de 2008, os jovens participaram de uma capacitação em que criaram o conceito, os conteúdos e roteiros/lay-outs das peças da campanha, envolvendo no processo um grupo focal de estudantes e professores de duas escolas de classe média, localizadas na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na segunda etapa do projeto, profissionais das áreas do audiovisual, rádio e design gráfico colaboraram na produção das peças elaboradas pelos dos jovens.
A campanha ganhará as ruas em novembro de 2008. Além de spots de TV e rádio e de peças gráficas como cartões postais “mica”, banners, cartazes e busdoors em ônibus que circulam pela zona sul, a campanha prevê eventos em escolas, praças e outros espaços públicos.
Clique na imagem para ampliar o convite:

Um comentário:
Povo, (como chamo meus amigos carinhosamente em meus e-mails), só posso parabenizá-lo pela iniciativa. Projeto sério, bonito e sagrado até. Saibam que é um assunto muito sério esta coisa de assumir quem somos e ter orgulho de si sem qualquer razão pra se sentir menor que aquele quem nasceu mais privilegiado financeiramente.Bem, eu sou prolixo (provavelmente vou errar no português e ficar com vergonha por ser compositor) então vou tentar resumir outra coisa: Foi impressionante também o fato de eu pensar muito sobre este assunto, e, como sou músico compositor, instrumentista...bem..eu tenho uma música chamada "Beira do Rio"..onde há uma metáfora óbvia entre rio (de peixinhos) x Rio (a cidade "maravilhosa")...eu a disponibili-zo a vocês, assino contrato se preciso for pra uso em sua campanha...dêem uma olhada na canção...TUDO HAVER....bem..qq coisa: sonnel.henrique@gmail.com , silveiranelson@hotmail.com http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=12954813452924956402
myspace.com/bandasuumcuique
www.palcomp3.com.br/suumcuique
Tem uma versão mais light....caso se interessem...aguardo contato...mais uma vez:
PARABÉNS E SUCESSOOOOO.....+...
Fiquem com DEUS!!!
Postar um comentário